“Feito em casa” – Floripa fala de nos

Encontrado no blog Feito em casa:

Pão é a arte da fermentação

17 de maio de 2012

Sempre que você experimentar um pão daqueles com casquinha crocante e miolo macio, saboroso, pode estar certo que acabou de devorar uma obra de arte. Segundo o francês Fred Mougel, o pão é a arte da fermentação e o metier do padeiro é guardar o ar dentro do pão.

As frases demonstram a paixão de Mougel por uma profissão que no Brasil não desperta muito interesse. Mas que na França, de acordo com ele, está entre as mais admiradas. Isto por que ser padeiro é sinônimo de total devoção, noites e noites despertas preparando aquele que é o astro da primeira refeição de todos os demais.

Por 11 anos, Mougel entregou-se a esta devoção. Ele desenvolve pães especiais e orgânicos e atualmente, morando em Florianópolis, presta consultoria para estabelecimentos comerciais e também oferece oficinas. Desde ontem, ministra também um minicurso na Aliança Francesa.

Divulgação
Divulgação

Eu participei da primeira aula, entre profissionais, curiosos e estudantes de panificação. Aprendi mais coisas interessantes sobre química do que em três anos de Segundo Grau (Ensino Médio). Sobre pães, nem se fala. Este, realmente, é um alimento que não pode faltar no meu dia a dia.

Quando entrei no curso, ontem, ainda lamentava a falta da minha panificadora, que estragou. Hoje, já nem sei se irei comprar outra. Fiquei com tanta vontade de colocar a mão na massa… de verdade… que quase comprei uns cinco quilos de farinha na volta para casa.

Ah! Tem outras máximas importantes de Mougel. Embora ele não desdenhe do pão brasileiro e afirme que podem ser tão bons quanto os franceses, abomina a adição de açúcar e gordura (pecado que costumamos cometer, sem falar em todas as outras coisinhas que os pães industrializados têm). Para ele, pão francês é água, farinha, sal e fermento. E se não tiver glúten, é bolo!

O curso na Aliança Francesa (que é ministrado em português, não se aflijam!) segue pelas próximas quartas-feiras: dias 23 e 30 de maio e 6 de junho. Eram 15 vagas e a oficina superlotou, por isto foi aberta uma segunda turma, que terá aulas nos dias 22, e 29 de maio, 5 e 6 de junho. O preço por todo o curso é R$ 90. Por oficina individual, R$ 30. A Aliança Francesa fica na Avenida Visconde de Ouro Preto, 282, no Centro de Florianópolis – fone (48) 3222-8925.

Aqui vai o programa:

Le Pain – História, fabricação e degustação – aulas das 18 às 20h

16/05 e 22/05

O pão na França – palestra ilustrada com apresentação geral e história do pão francês

23/05 e 29/06

Do grão até o pão – palestra ilustrada sobre as etapas da panificação

30/05 e 5/06

Fazer um pão francês (parte I) – receita básica para fazer pão francês em casa: os ingredientes, bater a massa, a importância do tipo de fermentação (com degustação)

6/06

Fazer um pão francês (parte II) – receita básica para fazer pão francês em casa: fermentar, modelar, assar, degustar e reconhecer um pão bem feito (com degustação)

Se você quiser saber mais sobre o trabalho de Fred, ele tem um blog.

Aliás, ontem, na França, foi comemorado o dia de Saint Honoré, o padroeiro dos padeiros, e por consequência, o dia destes profissionais. Até 20 de maio, acontece por lá a Festa do Pão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s